DRYWALL

O que é?

O sistema drywall com o qual é feita a parede de drywall é formada por estruturas de perfis de aço e chapas de gesso. O centro da parede em drywall pode ser oco, sendo “ocupado” apenas pela fiação elétrica, sistemas hidráulicos e afins, mas também pode ser preenchido com enchimentos de isolamento térmico e acústico.

Temos três espessuras de parede drywall mais comuns e usadas atualmente, variando de acordo com os perfis que serão usados em cada parede. Espessuras dos perfis: 48 mm, 70 mm e 90 mm e as placas de gesso acartonado mais utilizado possuem 12,5 mm de espessura.

As vantagens do drywall

Pode reduzir em até 60% do orçamento.  Eles também permitem a personalização com cerâmicas, pastilhas, pinturas, texturas e até mesmo madeira.

Divide ambiente:

Em chapas prontas ou sob medida, é feita a divisão conforme necessário. As divisórias também podem ser instaladas em cozinhas e em banheiros.

Iluminação Embutida:

Além de servirem como forros, também serve de acabamento para embutir a iluminação, criando nichos para lâmpadas e luminárias. O rebaixamento pode ser feito de varias formas, como quadrados, retângulos e formas arredondadas.

Existe uma linha de interruptores que podem ser instalados em paredes de drywall sem danificar a estrutura.

Isolamento acústico ou térmico:

É feito um preenchimento interno com gesso, assim isola naturalmente e bem mais que a alvenaria. Para aumentar a capacidade de isolamento, é possível inserir no meio a lã mineral de rocha ou de vidro, para garantir o isolamento e uma temperatura ambiente agradável.

Este espaço também acomoda toda a fiação hidráulica e o sistema hidráulico deixando perfeito o acabamento.

Rapidez na instalação

Super rápida a instalação (claro que tudo é conversado) mas em um dia de trabalho é possível que dois especialistas consigam erguer uma parede de 30m².

Móveis e nichos

O povo já gosta de novidade e agora sabendo que pode criar moveis com drywall é melhor ainda, estantes para TV, prateleiras, despensas, bancadas de escritório e até cabeceiras de cama estão sendo bem vindas com o uso deste material.

Desvantagens

drywall não pode ser utilizado em ambientes externos por conta de sua sensibilidade à água e aos raios solares. O espaço entre as placas podem dar fungos, bactérias e insetos como o cupim. Para evitar, verificações regulares são sugeridas. A exposição à umidade excessiva também não é recomendada, por isso, ao instalar em banheiros, é necessário instalar cerâmicas para proteção extra. Ela também não é muito resistente a pancadas e a peso excessivo, então não abra mão de contratar especialistas para desenvolver um projeto com segurança.

Tipos de placa de drywall

Basicamente, a placa de gesso drywall pode ser encontrada em 3 tipos. São as placas brancas que são conhecidas como standard (ST), as placas verdes (RU) resistentes à umidade, e as placas rosas (RF) resistentes ao fogo.

·         PLACA DE DRYWALL BRANCA STANDARD – ST

A branca, ou cinza, é a placa de drywall indicada para uso geral em áreas secas. Geralmente empregada em paredes e forros, é recomendada para salas, escritórios, e outros ambientes que precisem de divisão ou isolamento termo acústicos do sistema drywall.

·         PLACA DE DRYWALL VERDE – RU

Já para a aplicação em áreas úmidas, como cozinhas, banheiros, lavabos, lavanderias ou áreas de serviço, é indicado o uso da placa de drywall verde, resistente à umidade. Esse tipo de placa tem em suas composições químicas componentes hidrofugantes, que protegem a superfície contra respingos e umidade. No entanto, o material não é a prova de água, e não deve ser usado em tetos, saunas e piscinas, já que a umidade nestes espaços é constante. 

·         PLACA DE DRYWALL ROSA – RF

A placa de gesso drywall rosa conta com a presença de fibra de vidro em sua composição, fator que garante maior resistência ao fogo e calor. Por esse motivo, são muito indicadas para saídas de emergência, escadas enclausuradas e ambientes com riscos de incêndio. 

Devido o auxílio da fibra de vidro no aumento da resistência ao fogo, a placa de drywall rosa é mais eficaz na proteção e segurança do que as placas standard, incluindo o cumprimento dos requisitos da Norma de Desempenho NBR 15.575.

Espero que gostem do post, me digam o que acharam, quero saber de vocês o que mais querem saber?.

Beijos e até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.